27 de abr. de 2012

EMENDA 29: RICHA DIZ QUE FOI MAL INTERPRETADO EM DECLARAÇÃO SOBRE A PM


Governador afirmou que o objetivo é não estimular o preconceito contra quem pretende ingressar na corporação e não tem o diploma superior. Richa disse em entrevista que PMs com diploma de curso superior são mais insubordinados.




O governador do Paraná, Beto Richa, afirmou, na tarde desta sexta-feira (27), que foi mal interpretado quanto à declaração sobre a exigência de curso superior para o ingresso na Polícia Militar. Em uma entrevista à rádio CBN, na quinta-feira (26), Richa disse que policiais com curso superior seriam mais insubordinados à corporação.

Nesta tarde, o governador minimizou a polêmica da declaração, e disse que o objetivo de não exigir o diploma é evitar o estímulo ao preconceito. "Se não é exigido nem de um presidente da República um diploma de curso superior, não vamos fazer o mesmo com quem quer entrar na Polícia Militar e tem apenas o ensino médio".

Richa ainda afirmou que pretende estimular os policiais dentro da corporação para obterem diploma de Bacharel em Segurança Pública, em um curso na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais.

Polêmica

A declaração foi dada em resposta às associações que representam os policiais militares, que queriam que o governo passasse a exigir diploma dos que entram na corporação. (Ouça a declaração dada à rádio CBN).

Versão dos policiais

O presidente da Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares (Amai), coronel Eliseu Furquim, afirmou que a declaração de Richa repercutiu mal para boa parte da categoria. “Acho que ele (Richa) foi infantil. Não é possível que o governador deseje que a Polícia Militar do Paraná não progrida”, afirmou. “Posso afirmar que boa parte da Polícia Militar não concorda com a declaração de Richa. Os que apoiam essa postura são os que ainda têm medo de progredir e têm medo do desconhecido”, completou o presidente da Amai.

Furquim afirmou que a Amai vai pedir o apoio dos deputados estaduais na próxima semana - tanto da oposição quanto da situação – para que haja repúdio formal da declaração de Richa.

Uma audiência pública para discutir a implantação da Emenda 29 ocorrerá na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na manhã de quarta-feira (2). “Vamos à Alep na quarta e pediremos o apoio dos deputados contra a declaração de Richa”, afirmou o coronel.

A Emenda 29 foi aprovada pelos deputados estaduais em 2010 – ainda no governo de Orlando Pessuti – e prevê que os policiais militares e bombeiros concursados tenham formação superior prévia e também que seja feita a reposição de perdas salariais.

O senador e ex-governador Roberto Requião criticou a declaração de Richa por meio do microblog Twitter. “A declaração de Richa sobre a escolaridade dos PMs mostra com toda clareza sua visão da sociedade e seus objetivos no governo. Pobre Paraná”, afirmou Requião.

fonte: gazeta do povo

4 comentários:

  1. Cuidado políticos no que falam, vocês sabem que os ouvidos e olhos estão bem abertos para as críticas. Tudo isso é política de oposição. BOM. não se pode falar nada que é mal interpretado. Eu em?

    ResponderExcluir
  2. ESTAMOS PERDIDO COMUM GOVERNANTE PENSANDO ASSIM. OS POLICIAIS DEVEM SIM BUSCAR O CURSO SUPERIOR PARA QUE POSSAM CADA VEZ MAIS SEREM RECONHECIDOS.

    ResponderExcluir
  3. acho que nós policiais devemos sim buscar avançar nos estudos. se possivel buscar sim cursos superiores.

    ResponderExcluir

As regras dos comentários são as seguintes:

- Serão rejeitados textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional;

- O comentário precisa ter relação com a postagem;

- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.


* Os comentários são liberados da moderação, com um prazo de 24 horas, os administradores do blogger exercem outros trabalhos e não possuem tempo integral de dedicação ao blogger, desculpem mas só assim é possível.

Aos chorões que acham que temos algo contra a Policia Civil ou determinada OPM, nós só publicamos o que está na mídia com fonte e tudo, não inventamos matérias e não é nossa intenção colocar uma instituição contra a outra, então antes de mandar comentários denegrindo os administradores do Blog, verefique a fonte no final da matéria.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...