18 de abr. de 2012

O ESTRANGULAMENTO COMO TÉCNICA “NÃO LETAL”

Muito se tem falado de equipamentos que reduzam os efeitos letais da atuação policial, desde pistolas que emitem descargas elétricas até espargidores de spray de pimenta. Existem, entretanto, possibilidades técnicas tradicionais que dispensam qualquer instrumento para sua aplicação, a não ser o tirocínio e o treinamento do policial que esteja apto a aplicá-las. Um bom exemplo é o estrangulamento, conhecido popularmente como “mata leão”, técnica que é adotada por diversas artes marciais (como o judô e o jiu-jitsu) para imobilizar oponentes.

O estrangulamento consiste no uso das mãos, braços ou pernas contra o pescoço do adversário aplicando uma pressão. Segundo especialistas, os possíveis efeitos da técnica são os seguintes:


1. Compressão das artérias restringindo o fluxo de sangue e de oxigênio para o cérebro;

2. Compressão da traquéia parando ou restringindo o ar para os pulmões;

3. Compressão do peito e do dos pulmões impedindo o adversário de inalar.

Antebraço comprimindo artéria carótida e traquéia em estrangulamento.


O estrangulamento, se aplicado corretamente, faz com que o suspeito interrompa movimentos que esteja realizando, tais como golpes e ataques a terceiros. Em situações com grandes aglomerações de pessoas, onde agressões físicas estejam ocorrendo, é possível que o policial consiga cessar brigas e vias de fato utilizando a técnica. Naturalmente, como todo movimento de defesa pessoal, é preciso que o policial esteja devidamente treinado para sua aplicação, mesmo porque o “mata leão” tende a deixar o oponente inconsciente após 8 a 14 segundos do início da pressão no pescoço.

Há histórico de pessoas que morreram após sofrerem estrangulamento, o que justifica o cuidado no aprendizado adequado, com profissionais devidamente qualificados. Neste sentido, é importante conhecer formas de ressucitação para trazer a vítima do golpe à consciência.

Policiais treinam técnicas de estrangulamento.

Zelando-se pelo apuro técnico adequado, a prática do estrangulamento pode ser decisiva para o êxito de uma ocorrência, evitando mortes e lesões graves do(s) suspeito(s) e sua(s) vítima(s).

fonte: danillo ferreira

Um comentário:

  1. Em Belo Horizonte/MG já aconteceu de 1 Soldado imobilizar 1 cidadão com este tipo de imobilização e o oponente morreu asfixiado.
    O cidadão desembarcou no aeroporto da Pampulha e estava alterado.
    Ao tentar imobiliza-lo o Soldado o matou. Conclusão: O Soldado PM foi demitido e condenado na justiça.
    Moderar a força é difícil. 1 PM tema apenas noções de defesa pessoal em MG.

    ResponderExcluir

As regras dos comentários são as seguintes:

- Serão rejeitados textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional;

- O comentário precisa ter relação com a postagem;

- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.


* Os comentários são liberados da moderação, com um prazo de 24 horas, os administradores do blogger exercem outros trabalhos e não possuem tempo integral de dedicação ao blogger, desculpem mas só assim é possível.

Aos chorões que acham que temos algo contra a Policia Civil ou determinada OPM, nós só publicamos o que está na mídia com fonte e tudo, não inventamos matérias e não é nossa intenção colocar uma instituição contra a outra, então antes de mandar comentários denegrindo os administradores do Blog, verefique a fonte no final da matéria.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...