27 de mai. de 2012

PR: POLÍCIA MILITAR INICIA CURSO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS 2012 EM CURITIBA


O Comandos e Operações Especiais (COE), pertencente ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Paraná, iniciou nesta semana o Curso de Operações Especiais 2012 (COEsp/2012) que reúne 49 policiais militares de todo o estado, além de cinco oriundos dos Estados de Rondônia, Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. O curso teve duração de três meses com cerca de 700 horas/aula, entre teoria e prática.

A aula inaugural foi ministrada pelo Deputado Federal Fernando Francischini que falou sobre a importância da formação de grupos táticos especiais para o estado do Paraná, além do trabalho desenvolvido por ele na Comissão de Segurança Pública da Câmera dos Deputados, em Brasília. “Tenho apoiado os projetos que podem dar estrutura aos grupos de operações especiais, principalmente porque nós temos pela frente uma Copa do Mundo no Brasil e uma Olimpíada, com sedes em Curitiba. Por isso temos que ter um curso como esse para preparar nossos homens”, afirma. O Chefe do Estado Maior da PM também falou aos alunos.

O capitão Anderson Puglia, Comandante do COE e coordenador do COEsp, disse que o curso tem objetivos específicos, mas ao mesmo tempo amplos. “Um deles é formar especialistas em resgates de reféns e operações de alto risco tendo em vista a copa do mundo de 2014”, explica. Segundo ele, o objetivo do treinamento é, também, formar novos integrantes para compor o grupo tático do COE, que exige muito da atividade física e da técnica.

“Este curso é conhecido no Brasil todo como sendo o Grupo de Operações Especiais. A nossa seleção se prende especificamente no nível técnico do operador”, conclui o capitão. Os policiais receberão, durante o curso, instruções de ações táticas especiais, técnicas em ambientes verticais, montanhismo, amostras táticas com usos de explosivos, entre outros. E segundo o capitão Puglia, o curso é bastante rígido e, por isso, alguns não chegam ao final.

Além de Francischini e do coordenador do curso, a aula inaugural, realizada na segunda-feira (21), também contou com as presenças do Chefe do Estado Maior da Polícia Militar coronel Vilmar Becker, do Comandante do BOPE tenente-Coronel Nerino Mariano de Brito, instrutores do curso, além de outros oficiais e praças integrantes da unidade ou convidados.

EXPECTATIVA – “Para frequentar este curso é preciso preparo psicológico e físico. Esperamos aprender o máximo possível para auxiliar ainda mais a nossa corporação. Minha expectativa é chegar até o final, eu vim para concluir o curso”, relata o tenente Paulo Alexandre Rodrigues do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), e que quer se especializar para integrar o COE.

Oficiais e praças de outros estados se inscreveram para participar do curso. “A expectativa é a melhor possível, viemos para cá sabendo que o Estado do Paraná é referência para todo o Brasil, e o conhecimento que vamos adquirir aqui, se conseguirmos superar as etapas do curso, vamos assimilar e levar para nosso estado onde usaremos para melhorar nosso grupo de operações especiais”, afirma o tenente Hibson Pereira, do Estado de Alagoas.

fonte: pmpr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As regras dos comentários são as seguintes:

- Serão rejeitados textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional;

- O comentário precisa ter relação com a postagem;

- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.


* Os comentários são liberados da moderação, com um prazo de 24 horas, os administradores do blogger exercem outros trabalhos e não possuem tempo integral de dedicação ao blogger, desculpem mas só assim é possível.

Aos chorões que acham que temos algo contra a Policia Civil ou determinada OPM, nós só publicamos o que está na mídia com fonte e tudo, não inventamos matérias e não é nossa intenção colocar uma instituição contra a outra, então antes de mandar comentários denegrindo os administradores do Blog, verefique a fonte no final da matéria.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...