30 de ago. de 2011

ES: TEN-CEL DIZ SER CONTRA PROMOÇÃO DE PRAÇAS POR TEMPO DE SERVIÇO

fonte: pec300.com

Recebi um email com uma carta do Ten Cel. Walace endereçada ao Deputado Josias da Vitória, criticando de forma veemente, a proposta do deputado na criação de lei de promoção por tempo de serviço (15 anos) que beneficiará de imediato mais de 1500 soldados na PM do Espírito Santo. Vale lembrar que muitos estados esta promoção é automática aos 10 ou 8 anos de serviço para cabo e 15 ou 20 anos para sargento e, em alguns casos, não precisa nem de vagas disponíveis.

Detalhes da lei apresentada pelo Dep. Josias da Vitória pode ser conferido aqui.

Você ficará estarrecido com os argumentos do Ten. Cel. Walace que passo a transcrever abaixo. Ao final comento minha opinião e espero a opinião de militares de todo o Brasil logo abaixo:

O dito email tem o título interessante de "Mel para abelhas"
Obs. aqui foi transcrito na íntegra, inclusive com erros. Apenas grifamos os pontos mais polêmicos:

Amigos (as) e nem tanto,

Em face da leitura de um projeto de lei que incorre em risco de ser aprovado na Casa-de-dizer-sim, me vi compelido a escrever ao Dep. Da Vitória (proponente), emitindo minha breve opinião sobre o assunto, pois "só ovelha morre em silêncio".

Um abraço a todos pela paciência em ler.

Ten Walace

*********************************************

Deputado Josias,

Louvo suas iniciativas. Elas se espraiam no vazio de idéias que permeiam a nossa Casa-de-dizer-sim, mormente no que tange a benefícios abrangentes para a PMES.

Pelo tempo em que vc por aqui lutou, sabedor de que há muito mais coisas que sua força política poderia fazer, vc subestima sua competência com projetos de lei ( a até leis já aprovadas) que não engrandecem sua história.

A sua permissão (ou omissão) na aprovação da LC 420 me entristece. Vc poderia utilizar sua competência para modificar alguns artigos ali existentes que só nos massacram e que muito lhe seria últil politicamente se vc os modificasse, pois afetam diretamente toda a tropa, principalmente os Soldados que estão ingressando. Não estou falando dos 35 anos de serviço, nem da tabela, nem do impedimento de averbação de férias. Se quiser uma amostra, poderei lhe enviar para avaliação.

E o que poderemos falar sobre a LC 467? Vc já percebeu o tiro dado no pé e agora quer criar um novo dispositivo para incentivar os Soldados a não se preocuparem em estudar, se aperfeiçoar e, assim, se manterem incompetentes em um debate com algum meliante de colarinho que tenham de prender.

Isso é muito ruim. Vc não pode compactuar com a preguiça, com o desinteresse pela cultura, pelo aperfeiçoamento, pelo labor em busca do afastamento das rédeas que nos dominam desde o puxadinho que a Força Pública ocupava no porão do Anchieta, em 1835.

Premiar a ignorância e o comodismo pode lhe ser interessante politicamente, mas não é interessante para a Corporação, pois ela só perde com isto. Perde em qualidade, perde em credibilidade, perde em respeito.


Até entendo o seu viés político da proposta. A PM já foi o seu fim, sua fonte de sustento. Hoje, ela é o seu meio, instrumento através do qual vc se consolida como parlamentar. Também entendo que vc deve ter trabalhado com policiais tão medíocres (de Sd a Cel), que, pela experiência, qualidade e credibilidade não são virtudes que muito lhe interessam para a PMES.

Respeito sua postura, da mesma forma que respeito todos aqueles que depositaram um voto de confiança na sua ação parlamentar. Contudo, a PMES é maior que o interesse de alguns militares que, nos momentos de folga, preferiram trocar os bancos escolares pela cerveja, pelo buteco, pelo churrasco, pelo "ishkema", certos de que a desídia e o descompromisso consigo mesmo, com seu futuro, seria premiado em algum momento, por leis oportunistas, independentemente das suas qualidades e habilidades.

E não falo isso sem conhecimento profundo de causa, pois fui soldado com muito orgulho de uma turma de 110 alunos, sem pai para me dar estudo de qualidade ou sustento sem produzir alguma coisa. Só que, ao terminar o CFSd, não me empolguei com um .38, com um Rayban e com a ilusão de autoridade que invade a cabeça de um adolescente quando ingressa na Corporação.

Tratei de estudar, pois ainda que na época não houvesse esta premiação pela preguiça, e exatamente por isto, desde o início percebi que só quem se qualificasse poderia se habilitar a ser um graduado ou um Oficial.

Certo estou de que, se por aquela época já houvessem estas leis que premiam e louvam a desídia, a preguiça e o relaxo cultural, bem me seria possível que eu me desleixasse e me entregasse à esbornia, com a garantia de que, em algum momento, as lagartinhas cairiam do céu, digo, da mão de algum santo integrante da Casa-de-dizer-sim, e eu não precisaria me esforçar para distinguir se assembleia se escreve com um "S", com dois ou com "Ç".

O projeto atual, da mesma forma que foi a LC 467 é mais um desserviço à PM. Enquanto outras corporações lutam para que todos os seus membros tenham ou já ingressem com um curso superior, exatamente para podermos pleitear junto ao governo melhores salários e condições de trabalho, estes dispositivos legais nos colocam na margem do processo evolutivo-cultural da sociedade.

Melhor seria que vc propusesse um dispositivo legal que voltasse a ter o CFS e o CFC, devendo serem feitos anualmente, não extinguindo o CHC ou CHS, mas reservando um percentual de até 20% do efetivo previsto para ambas as graduações, ficando o restante para aqueles que não se entregassem à esbornia e à certeza de que a moleza será premiada.

Vc poderia estar, com isto, dignificando ainda mais sua função, agora em nível institucional, pois saberia que daqueles Sargentos e Cabos que vc encontrasse pelas ruas, um número pequeno haveria "ganhado" as divisas. E não venha me dizer que aquilo que fazem no CFA os qualifica para coisa nenhuma, que isso não cola, pois para ser da forma que é, preferível seria que recebesem as divisas nos Batalhões e recebessem os salários de acordo com as novas graduações.


Muito me preocupa como serão os Sargentos de amanhã. A última turma que realmente fez um Curso de Sargentos foi em 1995, e, ainda assim, com um curso de formação, temos uma meia resma por aí que não deveria ser nem Soldado, pois só se garantem pelo Salário que recebem e vivem disseminando a discórdia e a desunião dentro da própria graduação e da Corporação.


E elo de ligação entre o Comando e a Tropa já deixou de ser o Sargento há muito tempo. E o escrivão de IPM? e o encarregado de Sindicância, quem será? e o chefe de Guarnição? Muitos, saem do CFA ostentando divisas de Cabos e Sargentos apenas pelo salário. Ao voltarem para suas Unidades continuam com o mesmo comportamento anterior, onde o subordinado tomava as decisões e decidia o roteiro do preventivo.

Dep. Josias, se vc quer realmente fortalecer a Corporação que outrora lhe recebeu e da qual até hoje vc se beneficia, alimente-a com sementes de esperança. Não lhe dê mesas fartas de guloseimas de fácil digestão e que lhe cause fome em curto prazo.

Utilizar-se dela para seus objetivos eleitorais, é aceitável, é o seu papel. Mas não se esqueça que a perpetuação dela só será possóvel com a melhoria da qualidade de seus membros, com a exigência de qualificação dos seus integrantes, com a criação de leis que a deem credibilidade perante a sua clientela externa, pois é em função desta que a PM existe.

Criar leis que apenas transformem todos os Soldados em Cabos não os qualifica, não os dignifica. Isto só aumenta o salário e só aumento de salário não os torna mais dignos, mais compromissados com o serviço ou mais preocupados com os rumos da corporação, pois se assim o fosse, os membros do Poder Judiciário e do Legislativo seriam as pessoas mais preocupadas com o funcionamento da sociedade que qualquer outra. E a coisa não é assim!

Caso vc keira alguma idéia de modificação de normas que regem a PM e que lhe poderia ser interessante analisar e apresentar em plenário, estou ao seu dispor.


Mas, premiar o preguiçoso, o desinteressado...não!

Um fraternal abraço.

Ten Cel Walace
walace.brandao@hotmail.com

6 comentários:

  1. Esse é mais um daqueles comandantes que querem que vc pense pequeno, sem sonhos, sem nenhum incentivo na área profissional que padeça trabalhando. Me corrijam se eu estiver errado, no Exército um Soldado sai Cb com 10 anos e Sgt com 20 anos isso?? Se é realmente,(me passaram esse Bizu), porque na PM só serve RDE e outros manuais pra fod... com os praças?? Porque não copiar o lado que seria bom para o PM trabalhador que tem suas boas qualidades?? É só na hora da punição que lembram. Esse Cel. já deveria ter ido pra casa com essa forma de pensar. Aos 10 anos na PM eu entrei na Excepcional conduta e assim foi até os meus 26 anos(contando 01 licença), arriscando a vida, passando fome, frio, humilhação, etc, etc, que fui beneficiado com a Lei (aqui no PR) , e então chamado p/ fazer curso CEFC na APMG, onde me fod´´´, 4 meses, sendo que uns dois meses fazendo faxina, pois o Cel que assumiu o Cmdº da Academia era doente por limpeza. Saí Cb, aí eu pergunto:
    Ia ficar até os 30 anos pra sair 3º Sgt como os demais colegas que estão aguardando?? Faz um ano que fui pra RR e não me arrependo um só minuto, pois a falta de incentivo é enorme, e o que eu perdí em termos de pagamento, ganhei em qualidade de vida, tirando o peso da responsabilidade dos meus ombros, isso não tem preço que pague. Cb RR.

    ResponderExcluir
  2. Nunca antes nos meus 10 anos de serviço na PMPR, encontrei argumentos tao esdruxulos como esses descritos acima, alem de generalizar de forma negativa seus compaheiros de farda, percebo um profundo preconceito em suas palavras. Com opnioes totalmete obtusas esse Ten Cel, esquece que estamos em 2011, onde sistemas de castas promovidos pelas sociedades mais primitivas já acabou (creio que na mente de alguns pm´s nao!)! Que o Sr Cel. possa deixar a arrogancia de lado, e vai pesquisar o que significa a palavra ISONOMIA no contexto de uma sociedade moderna regida pelo estado democratico de direito. Porque será, que para carreira do oficialato as promocoes acontecem sem "concursos" e a dos praças nao pode ser igual, qual sera o grande maleficio disso... Ainda bem as coisas estao mudando (aos poucos)!

    ResponderExcluir
  3. Esse é o militarismo, o resto de ditadura que perdura nas fileiras das coorporações,vejam a mentalidade do nobre Cel extremamente preocupado com a promoção do pracinha... e o serviço dele como esta? o que ele anda produzindo para sociedade?o que ele inovou ou melhorou na policia?falar em merecimento, estudo? eles mesmos criaram os empecilhos para isso, medo de o praça pensar e questionar os absurdos elaborados por eles,seguimos assim no parana nao é nada diferente, porem a ``conta`` esta vindo gradativamente , povão ta perguntando quem é seu comandante como falo com ele? se depender de mim dou ate o endereço... afinal se ganha bem esta satisfeito adora o militarismo, segura o povo!!!! e a população esta indignada. Qualquer CONSEGzinho faz comando perder o sono pedir realocação. A conta esta vindo senhores... esse salario mediocre de vcs sairá muito caro.

    ResponderExcluir
  4. tenho 20 anos serviço, sou sd com muito orgulho, filho cel já falecido, sobrinho de ex cmd geral ,no começo da minha suposta carreira,já que não consegui sai nem cb pmpr ,fiz curso preparatório com muita dificuldade já que a escala era muito apertada e não dava tempo para estudar,levei ao conhecimento de meu cmd,o qual me disse,cada um com seus problemas não posso te ajudar,então tive que pedir pinico para meu pai para terminar os estudos o qual falou com o cmd ,que falou com o ten,que falou sgtto que falou cb ,pra resumir terminei meus estudo, contrariando este arrogante cel walace, não é vantagem para o of,que o praça tenha estudo ou seja o of sempre tem que ser melhor,agora faço a pergunta, quando o mesmo sai da academia ele apreende a trabalhar com quem,é,e esta pessoa que voce esta pensando,o preguiçoso,o desinteressado,o motorista, por que na academia, é só teoria, na pratica é diferente ,nada mais nada menos que o soldado com muito orgulho,preguiçoso,desinteressado não aceito,agora te pergunto quem não foi atender um bo a pessoa te perguntou,voçe conhece cel fulano de tal,como se o fulano de tal fosse levantar de seu berço esplendido as 03:00hs da manhã para resolver o problema,então por que não chamou o cel,mas prontamente na sua frente(solicitante)eis que surge dois sds com a farda molhada pois neste dia estava chovendo é já era a decima ocorrencia que a equipe (2 sd) resolve,ai os sd. se apresenta para resolver o seu problema,mesmo que para isto ,tenho que colocar sua vida em risco,ai para resumir vem um cel falar que o sd não mereçe ser promovido por mereçimento. todos tem a vontade de subir de cargo,mas poucos tem o tempo para estudar,pois ou faz o maldito bico para complementar o minguado salario ou estuda, mas isto vai mudar,pois dificuldades e injustiça são muitas.ha se tiver erro de hortografia me desculpe,pois não tive tempo para estudar,tive que fazer bico para dar uma vida diguina para minha esposa e meus tres filhos,por que se for depender dos 1700 reais liquido estou morto,900 e só desconto.

    ResponderExcluir
  5. Senhores esta é mais uma razão para lembrarmos durante as negociações com o governo de que oficial não é Policial Combatente que a duras penas(viaturas quebradas e sucateadas, falta de combustivel, excesso de horas trabalhadas, oficinas que cobram até 08 vezes mais por serviços à PMPR, e com aval da secretaria de segurança pública e do comando da PMPR), entre outras tantas.
    Pois bem, Sr. Ten Cel Walace, ao completar meu tempo de sreviço nesta instituição, não ficarei um dia sequer a mais, pois nela não vejo nenhum lampejo de incentivo ao Policial Militar que da sua cara a bater todo dia junto a sociedade, enquanto Vossas Senhorias, fingem administrar a Corporação atras der suas estrelas achando-se Deuses. Ora gosta de falar dificil para ostentar sua posição, pois não; "Isto são meros detalhes diante de um prisma analítico inerente à questão aqui elencada da qual Vossa Senhoria não merece tecer nenhem comentário mesmo esdruxulo como este aqui apresentado por aquele que deveria zelar pelo conforto de seus subordinados e não o faz.

    ResponderExcluir
  6. Sou Cb. da RR no Paraná, promoção esta recebida por ato de bravura, mas saibam que quando solicitei minha promoção recebi como incentivo de um oficial as seguintes palavras: "Desista, sua chance é uma em um milhão". Existem oficiais e Oficiais, este que falei pertence ao time do "Cel" ou quem sabe "Deus", acima referido. Quando oficiais aprenderem nas academias que estão se formando para melhor servirem o povo e conquistarem o respeito de seus subordinados pelo que são e não por um punhado de estrelas que trazem nos ombros, ai sim sairam prontos e não precisaram aprender com os praças no dia a dia, como é ser um bom policial. Aos amigos do ES e quiçá do Brasil inteiro " PROMOÇÃO POR TEMPO DE SERVIÇO, JÁ", vocês estão mais que aptos. Quanto ao Cel. acima referido, sinto em estragar meu comentário, mas como dizemos aqui no Paraná " O SENHOR MIJOU NA PAIA BOA", perdeu de ficar calado.

    ResponderExcluir

As regras dos comentários são as seguintes:

- Serão rejeitados textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional;

- O comentário precisa ter relação com a postagem;

- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.


* Os comentários são liberados da moderação, com um prazo de 24 horas, os administradores do blogger exercem outros trabalhos e não possuem tempo integral de dedicação ao blogger, desculpem mas só assim é possível.

Aos chorões que acham que temos algo contra a Policia Civil ou determinada OPM, nós só publicamos o que está na mídia com fonte e tudo, não inventamos matérias e não é nossa intenção colocar uma instituição contra a outra, então antes de mandar comentários denegrindo os administradores do Blog, verefique a fonte no final da matéria.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...