30 de ago. de 2011

DESESTRUTURA, INSALUBRIDADE E CARÊNCIAS POLICIAIS

fonte: danillo ferreira


Não existe dúvida quanto à variação do comportamento humano de acordo com o ambiente em que ele se encontra. Ou seja, em contextos considerados inóspitos, insalubres e pouco higiênicos, o homem se comportará muito diferente do que se estivesse num local limpo e bem cuidado. É neste pressuposto que se baseia a chamada teoria das “janelas quebradas“, que vê como fator influenciador do comportamento delituoso até mesmo a limpeza das ruas, pintura de estabelecimentos públicos etc. Esta relação também deve ser feita observando o interior das polícias, que geralmente carecem de condições mínimas adequadas para que seus profissionais trabalhem com dignidade.

São vários os problemas logísticos e estruturais enfrentados pelas organizações de segurança pública – viaturas em circulação sem a mínima condição mecânica de atuar, sendo até reprovadas em testes do DETRAN; fardamento insuficiente para a demanda; instalação física de unidades policiais insalubres, com banheiros interditados e iluminação inadequada; armamentos e equipamentos de proteção individual não confiáveis (vencidos ou muito ultrapassados); insuficiência de computadores, materiais de limpeza etc. Todos os policiais brasileiros, de algum modo, já enfrentaram situações do tipo.


É inevitável que, neste contexto, o sentimento de desordem alcance os policiais, influenciando negativamente em sua atuação. Tentando minimizar os problemas, o discurso dos governos – ou daqueles comprometidos politicamente com os governos – é sempre de propor a superação das dificuldades, o esquecimento daquilo que compromete diretamente a eficiência do trabalho policial, gerando até riscos a quem se propõe ignorar tais pendências. Às vezes, as dificuldades a se superar são razoáveis, mas há ocasiões em que apenas num passe de mágica seria possível cumprir a missão sem os meios necessários.

Não que se deva pregar a desídia com o trabalho, mesmo porque que faz isto é justamente aquele que não dota as corporações policiais da estrutura adequada para sua atuação, porém, vale questionar qual o limite de tolerância profissional à insalubridade e miséria institucional – gerada principalmente pela falta de prioridade dos governos a áreas centrais como educação, saúde e segurança. Este contexto leva à velha noção de que alguém finge que manda e alguém finge que obedece, sendo a missão cumprida de modo inadequado, insuficiente, mas sempre apresentada colorida e bela. Ao final da equação, o cidadão é sempre o prejudicado – com a perda da vida, no caso da segurança pública.

4 comentários:

  1. Li no mrual que um PM foi multado por um colega do BPTRAN, isso é uma covardia nós ser um contra o outro na Policia Civil, isso não existe mas como nós temos Soldados Metido a Oficial, esses merdas o que pensan que são, lutar pelos nossos sálarios na hora são uns covardes.se escondem na saia das Mulheres.

    ResponderExcluir
  2. ****Só Jesus pode nos salvar!!!!deste mar de lama.*****

    ResponderExcluir
  3. O ESTADO BRASILEIRO JA FOI MARCADO POR VARIAS REVELTAS QUE ENVOLVERAM MILITARES EM SUA HISTÓRIA, EM 1912 HOUVE A REVOLTA DA CHIBATA E SÓ EM 2008 O PRESIDENTE LULA RECONHECEI COMO SENDO LEGITIMO AQUELE MOVIMENTO, VINDO A IDENIZAR OS DESCENDENTES DO MARINHEIO JOAO CANDIDO!

    ResponderExcluir
  4. JA É MAIS DO QUE PASSADA A HORA DE AGIRMOS DE TAL FORMA QUE O GOVERNO ADMITA QUE ESTA LIDANDO COM UMA REVOLTA DE CLASSE,"A REVOLTA DOS PRAÇAS DAS POLICIAS MILITARES DO BRASIL"

    ResponderExcluir

As regras dos comentários são as seguintes:

- Serão rejeitados textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional;

- O comentário precisa ter relação com a postagem;

- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.


* Os comentários são liberados da moderação, com um prazo de 24 horas, os administradores do blogger exercem outros trabalhos e não possuem tempo integral de dedicação ao blogger, desculpem mas só assim é possível.

Aos chorões que acham que temos algo contra a Policia Civil ou determinada OPM, nós só publicamos o que está na mídia com fonte e tudo, não inventamos matérias e não é nossa intenção colocar uma instituição contra a outra, então antes de mandar comentários denegrindo os administradores do Blog, verefique a fonte no final da matéria.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...