5 de ago. de 2011

PR: NOSSO ESTADO É O QUE MENOS GASTOU COM SEGURANÇA NA DÉCADA

fonte: gazeta do povo


Nos últimos dez anos, Paraná investiu em média apenas 1% do Produto Interno Bruto ao ano no combate à violência


Em relação às riquezas que produz, o Paraná é o estado que menos investiu em segurança pública na última década. O levantamento divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra quanto cada unidade da federação aplica no combate à violência em comparação com o Produto Interno Bruto (PIB) estadual: no caso paranaense, 1% ao ano, em média. Nesse cenário é que o Paraná aparece como líder de um ranking nada positivo. A pesquisa leva em conta os valores aplicados pelas secretarias estaduais de segurança pública e também o dinheiro destinado pelas prefeituras para a área, além dos repasses do governo federal.

Os números também não são animadores no comparativo dos gastos em segurança pública por habitante. O valor destinado por dia no Paraná é de R$ 0,36 por morador, um dos mais baixos do Brasil – bem próximo aos gastos no Pará e no Ceará e distante dos valores praticados em São Paulo, que aplica o dobro. O porcentual do orçamento estadual destinado à segurança pública coloca o Paraná igualmente em situação constrangedora: na casa dos cinco que menos investem. Enquanto por aqui o número fica na faixa de 6% de todas as despesas estaduais, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais chega a 12% do orçamento.

Com base nos dados divulgados pelo Fórum, a Gazeta do Povo elaborou um ranking combinando os cinco critérios apontados no levantamento: valor absoluto aplicado; participação do estado em relação ao total despendido no Brasil; porcentual gasto em relação a outras despesas estaduais; valor aplicado per capita; e porcentual destinado em relação ao PIB.

Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As regras dos comentários são as seguintes:

- Serão rejeitados textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional;

- O comentário precisa ter relação com a postagem;

- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.


* Os comentários são liberados da moderação, com um prazo de 24 horas, os administradores do blogger exercem outros trabalhos e não possuem tempo integral de dedicação ao blogger, desculpem mas só assim é possível.

Aos chorões que acham que temos algo contra a Policia Civil ou determinada OPM, nós só publicamos o que está na mídia com fonte e tudo, não inventamos matérias e não é nossa intenção colocar uma instituição contra a outra, então antes de mandar comentários denegrindo os administradores do Blog, verefique a fonte no final da matéria.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...