26 de set. de 2010

POLICIAL ATIRA EM COLEGA DENTRO DO COPE

fonte: fernanda deslandes, janaina monteiro e aen

Delegado Hamilton classificou o
caso de "ocorrência isolada".
O investigador Wilson Miguel Rudinik, 43 anos, foi baleado na barriga por um colega, na madrugada de Domingo(19/09/2010), na sede do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), no Hauer. Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública, por meio de sua assessoria, Alois Rigler, autor dos disparos e também lotado no Cope, foi preso pelos demais policiais.

Rigler, segundo a Sesp, chegou à delegacia de madrugada e efetuou disparos a esmo de fuzil. Um dos tiros teria ricocheteado a parede, atingindo o investigador Rudinik, que foi socorrido por colegas e encaminhado ao Hospital do Trabalhador. Ele foi submetido à cirurgia e está fora de perigo.

O delegado-chefe do Cope, Hamilton Cordeiro da Paz informou, em entrevista à Agência Estadual de Notícias (AEN), que Rigler não estava de plantão. Ele chegou por volta da 1h à delegacia e conversou normalmente com os colegas, sem discutir ou fazer ameaças. Depois de um tempo, pegou um dos fuzis da equipe de plantão e começou disparar. "Ele atirou contra a parede, não fez ameaças a ninguém e o e os colegas perceberam que ele estava fora de si", esclareceu o delegado-chefe.
 
Desequilíbrio

O destempero do investigador terminou mal e um dos tiros acabou acertando Rudinik. Rigler foi contido pelos colegas de trabalho e permanece preso no Cope. Além do fuzil, ele também portava uma pistola que foi entregue aos policiais.
 
Hamilton informou que Rigler vai responder criminalmente e administrativamente pelo caso, classificado pelo delegado como uma "ocorrência isolada". "Rigler estava visivelmente desequilibrado, teve um surto, mas em momento algum mirou nos colegas para acertar alguém. Acreditamos que ele deverá passar por uma avaliação psicológica", disse Hamilton. O inquérito também será encaminhado para a Corregedoria da Polícia Civil que adotará as medidas cabíveis.

Pressão

A extrema pressão a que os policiais são submetidos diariamente, principalmente os que atuam nos grupos de elite e nas delegacias mais requisitadas, podem propiciar surtos com o tido por Rigler. A polícia não costuma divulgar este tipo de ocorrência, a menos que a informação "vaze" ou provoque vítima, como neste caso.
 
No ano passado, um delegado que trabalhava no combate ao tráfico de drogas, também sofreu um violento surto psicótico e passou por bairros nobres de Curitiba, inclusive o Batel, dirigindo uma viatura em alta velocidade e apontando uma pistola para transeuntes, dizendo que estava sendo perseguido por homens que queriam matá-lo.
 
Depois de mobilizar grande contingente policial, o delegado foi detido e levado para um hospital. Mais tarde foi afastado do cargo para tratamento de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As regras dos comentários são as seguintes:

- Serão rejeitados textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional;

- O comentário precisa ter relação com a postagem;

- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.


* Os comentários são liberados da moderação, com um prazo de 24 horas, os administradores do blogger exercem outros trabalhos e não possuem tempo integral de dedicação ao blogger, desculpem mas só assim é possível.

Aos chorões que acham que temos algo contra a Policia Civil ou determinada OPM, nós só publicamos o que está na mídia com fonte e tudo, não inventamos matérias e não é nossa intenção colocar uma instituição contra a outra, então antes de mandar comentários denegrindo os administradores do Blog, verefique a fonte no final da matéria.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...