26 de set. de 2010

CIA DE CHOQUE COMPLETA 34 ANOS

fonte: marcia santos

Uma cerimônia realizada no Quartel do Comando Geral, em Curitiba, na manhã desta quarta-feira (23) comemorou os 34 anos da Companhia de Polícia de Choque. Efetivo e viaturas das três subunidades da Companhia desfilaram no evento que contou com a participação de autoridades civis e militares. “Comemoramos esta data com novidades para toda a Polícia Militar e também para a Companhia de Choque que, com as mudanças previstas, deverá virar batalhão”, destaca o Comandante-Geral de Polícia Militar Coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens.

Em seu discurso, o coronel Rodrigo destacou que está sendo aguardada apenas a sanção dos projetos de lei, já aprovados pela Assembléia Legislativa, para que as primeiras mudanças comecem a ocorrer na corporação. “A nova lei de organização básica prevê a expansão e criação de várias unidades, a descentralização dos serviços e uma melhoria dos serviços prestados”, diz. “E a transformação da Companhia de Choque num Batalhão de Polícia de Operações especiais é uma delas”, acrescenta.

O Comandante explica que hoje a Companhia de Choque está sob comando de um major e, com a transformação, ficará sob o comando de um tenente Coronel e possuirá cinco companhias. Além disso, o efetivo que hoje é próximo a 250 homens deverá ser pelo menos dobrado. “Também teremos uma nova instalação adequada para abrigar a Rondas Ostensivas de natureza Especial (Rone), o Comandos e Operações Especiais (COE) e o Canil – este último hoje está em um sede separada das outras subunidades.

“Vamos fortalecer a doutrina, a qualificação e o treinamento para que estes homens possam enfrentar a criminalidade e prestar o serviço com qualidade”, afirma o Comandante. “É preciso destacar também a importância da Companhia de Choque na história desta corporação e na história das instituições. Ela cumpre um papel importante, ora garantindo as instituições para que possam exercer sua atividade, ora garantindo a proteção à sociedade, servindo como força de recobrimento na área operacional, em razão de algumas situações de maior periculosidade e em que a comunidade anseia uma resposta mais imediata da corporação”, destaca o comandante-geral.

A companhia também conquistou ao longo do tempo, devido ao elevado nível de treinamento, segundo o coronel Rodrigo, grande notoriedade perante outras organizações similares. “Também cooperamos com outras polícias passando nossos conhecimentos”, diz. Para o Comandante da Companhia de Choque, Major Rui Rota da Purificação a unidade é acionada em situações e sempre possui resultados positivos.

“Cada uma das subunidades é especializada em áreas diferentes, mas podem atuar juntas dentro de uma mesma situação de crise”, explica. A Rone, por exemplo, atua no recobrimento das áreas, em apoio às unidades no policiamento ostensivo, atuando diretamente nos bairros. Atende ocorrências como roubos executados por quadrilhas, latrocínios, extorsão mediante sequestro e tráfico de drogas.

O Coe, por sua vez, é uma unidade especialmente treinada para situações que envolvam reféns tomados e grupos armados, ou haja a necessidade de equipamentos especiais. Os homens do Coe fazem operações cirúrgicas trabalham com detalhes, ou seja, não pode expor ninguém a riscos. Esta unidade conta com os “snipers”, atiradores de precisão.

A outra unidade que compõe a companhia de Polícia de choque é o Canil. São policiais especializados em buscas e cães de faro especializados para atuar em locais onde não é possível somente a ação humana, como por exemplo, em áreas que contenham drogas escondidas. Esta dupla é capaz de encontrar, por exemplo, entorpecentes dentro de portas e motores de carros e pessoas desaparecidas ou soterradas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As regras dos comentários são as seguintes:

- Serão rejeitados textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional;

- O comentário precisa ter relação com a postagem;

- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.


* Os comentários são liberados da moderação, com um prazo de 24 horas, os administradores do blogger exercem outros trabalhos e não possuem tempo integral de dedicação ao blogger, desculpem mas só assim é possível.

Aos chorões que acham que temos algo contra a Policia Civil ou determinada OPM, nós só publicamos o que está na mídia com fonte e tudo, não inventamos matérias e não é nossa intenção colocar uma instituição contra a outra, então antes de mandar comentários denegrindo os administradores do Blog, verefique a fonte no final da matéria.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...