30 de nov. de 2010

VÍDEO: A REAL POLÍCIA MONTADA DO CANADÁ

fonte: danillo ferreira


“Maintiens le droit” (Manter o Direito) é o lema de uma das mais conhecidas e celebradas polícias do mundo, a Real Polícia Montada do Canadá (RPMC), ou Royal Canadian Mounted Police, em inglês. O uniforme vermelho e os chapéus de abas extensas são as características mais marcantes da RPMC, muitas vezes exibidas em filmes célebres.

A Real Polícia Montada surgiu em 1920, quando então ocorrera a fusão entre duas forças ploliciais existentes à época, a Real Polícia Montada do Noroeste e a Dominion Police. A medida foi tomada pelo poder público federal, tornando-a uma força policial pública nacional, atuando em funções semelhantes à da Polícia Federal brasileira.

Mas a missão da RPMC não se encerra nos crimes federais, já que a força, mediante contrato, atua também no podemos relacionar com os níveis estaduais e municipais canadenses. A preservação da ordem pública, missão das polícias militares brasileiras, é competência dos munícipios (províncias) lá no Canadá, mas a Real Montada também oferece o “serviço”, mediante contrato com as “prefeituras”.

Trata-se de uma polícia civil, mas com características estéticas militares, tendo inclusive já atuado em confrontos armados internacionais. A RPMC é uma polícia muito ligada a suas tradições, se valendo de certa simbologia e procedimentos de identidade. O “Musical Ride”, apresentação realizada por policiais em seus cavalos (ordem unida montada) ao som de música, é uma das atrações da tradição da Real Polícia Montada:


Como a massa das polícias de todo o mundo, com a exceção esdrúxula do Brasil e menos de dez outros, a Real Polícia Montada é de Ciclo Completo. Ou seja, além de realizar a atividade de campo, efetuando prisões e apreensões, a RPMC autua os infratores, investiga os crimes e produz provas de maneira autônoma. Com um efetivo de cerca de 30.000 funcionários, incluindo cerca de 10.000 civis que não atuam na atividade policial, exercendo cargos administrativos e auxiliares, a “Polícia Federal” canadense possui perícia criminal, grupos de policiamento tático e serviço de inteligência criminal.


Vejam a escala hierárquica da RPMC, com seu respectivo efetivo atualmente:
 
- Comissário – 01
- Comissários Adjuntos – 07
- Comissários Auxiliares – 26
- Superintendentes Chefes – 60
- Superintendentes – 185
- Inspetores – 446
- Sargento Major Chefe – 01
- Sargentos Majores – 07
- Sargentos Funcionários Majores – 17
- Sargentos Funcionários – 950
- Sargentos – 2153
- Cabos – 3653
- Soldados – 11834
- Soldados Especiais – 74
- Funcionários administrativos civis – 3733
- Auxiliares Civis – 6145

Total: 29.292

O salário inicial dum policial em início de carreira na Real Polícia Montada do Canadá é de cerca de R$ 6.500 reais mensais. As mulheres começaram a ser admitidas em 1974. Veja no vídeo abaixo a atuação dos policiais canandenses, e não deixe de acessar o site da RPMC (em inglês) para conhecer melhor a corporação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As regras dos comentários são as seguintes:

- Serão rejeitados textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional;

- O comentário precisa ter relação com a postagem;

- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.


* Os comentários são liberados da moderação, com um prazo de 24 horas, os administradores do blogger exercem outros trabalhos e não possuem tempo integral de dedicação ao blogger, desculpem mas só assim é possível.

Aos chorões que acham que temos algo contra a Policia Civil ou determinada OPM, nós só publicamos o que está na mídia com fonte e tudo, não inventamos matérias e não é nossa intenção colocar uma instituição contra a outra, então antes de mandar comentários denegrindo os administradores do Blog, verefique a fonte no final da matéria.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...