Dezessete novos integrantes da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), receberam o braçal e o uniforme camuflado da subunidade nesta quarta-feira (20) em cerimônia militar realizada no pátio do Quartel do Comando Geral, no bairro Rebouças, em Curitiba. Estes soldados se formaram recentemente – após ingressarem na Polícia Militar por meio de concurso público – e passaram por um estágio de adaptação da RONE que durou três meses.
“O Governo do Paraná, por meio do comando da Polícia Militar, aumentou recentemente o efetivo do BOPE, e a RONE sendo uma das subunidades, foi atendida com mais policiais”, lembra o Subcomandante da PM, Coronel Julio Ozga Nóbrega. “A RONE exige um pouco mais de seus policiais, os quais devem estar adaptados a determinadas situações, e os que passaram por este estágio, e que hoje estão sendo condecorados, é porque tiveram o melhor desempenho, as maiores qualidades para essa atividade. Mas independente de que função esteja ocupando todos os policiais são muito importantes”, destaca.
Com este efetivo a mais, de acordo com o Comandante do Bope Coronel Nerino Mariano de Brito, a criminalidade poderá ser combatida ainda com mais rigor. “Nós preparamos 17 estagiários que se formam hoje para compor a elite da Polícia Militar. São policiais altamente capacitados, altamente treinados e provaram por meio do estágio que são aptos a compor essa tropa, e a partir de agora vão combater o crime”, afirma.
“O período de estágio desses novos integrantes exigiu muito deles em várias atividades, vários aspectos – tanto psicológicos como técnicos – e se mostraram capazes de desempenhar o serviço que é realizado pela RONE. Após o término do estágio, hoje eles conseguiram alcançar o objetivo deles, que era receber o braçal, e agora vão cumprir o da RONE, que é realizar as atividades em prol da sociedade”, diz o Capitão Luiz Fernando da Silva, Comandante da Companhia RONE.
EXPECTATIVA – A expectativa dos novos integrantes é de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a formação e o estágio no policiamento do dia a dia. “Em relação à sociedade a gente pretende colocar tudo o que nos foi passado em prática e continuando assim o respeito que a RONE já tem com a comunidade, com os cidadãos”, afirma o Soldado Rafael de Jesus Silva. “O estágio foi complicado, nos exigiram bastante, mas foi muito bom”, acrescenta.
Outro policial que concluiu o estágio e agora integra a RONE é o soldado Gustavo. “É um orgulho porque para entrar aqui [RONE] são poucos; para nós é uma honra imensurável poder estar formado nessa tropa e poder passar por essa fase tão difícil e que poucos conseguem alcançar”, ressalta. Também compartilha desta opinião o soldado Aguinaldo Menelli Martins dos Santos.
“É um momento de muita alegria, muita satisfação, integrar, fazer parte do Batalhão de Operações Especiais, mais especificamente a RONE. Agora pretendo trabalhar utilizando-se de atitudes corretas, do bom trato com a sociedade, ou seja, tratar os outros como eu gostaria de ser tratado”, frisa.
Comandante do Batalhão de Operações Especiais(BOPE), Tenente-Coronel Nerino Mariano de Brito |
Comandante da RONE, Capitão Luiz Fernando |
Soldado Gustavo se sente orgulhose de passar a integrar a RONE |
ola senhores, Meu nome é Portela, sou ex policial militar e passei pela unidade Cia.P Choque. Em 2001. Minha saida da PMPR foi ao meu pedido. Hoje trabalho em uma multinacional. Fico emocionado,ainda a farda "preta" e como esses novos soldados serão o braco frote da PMPR. Parabenizo a todos e nunca facam a "besteira " que fiz, sair da glorioza.Valoreizem cada segunda na PMPR/BOPE. Saudo todos voces e que nossos deuses guerreiros nos proteja. CHOQUE/RONE...PARA SEMPRE. PARABENS A TODOS E FELICIDADES. PORTELA-CB.QPM 1-0 (EX)
ResponderExcluirSão heróis guerreiros merece o respeito de todos os cidadão
ResponderExcluir