2 de dez. de 2010

RONE PARTICIPA DA DESOCUPAÇÃO DE ÁREA DE MANANCIAL INVADIDA EM PIRAQUARA

fonte: aen
 
A Polícia Militar iniciou às 9h20 desta quinta-feira (02) a reintegração da área de manancial invadida no bairro Guarituba, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. A ação foi determinada pela juíza Diocélia da Graça Mesquita Fávaro, daquela cidade, que expediu mandado de reintegração de posse. Aproximadamente mil policiais militares e 100 viaturas (veículos leves, ônibus, caminhão e ambulâncias) participam da ação.

A área a ser desocupada fica às margens da Rodovia do Encanamento (PR-415). “A desocupação começou pacífica, algumas pessoas desmontaram os barracos e a Polícia Militar espera que continue transcorrendo de forma, e vai trabalhar para isso. Esperamos também que não haja ações hostis, que coloquem a integridade das famílias em risco, por parte das pessoas que estão no local”, afirma o tenente-coronel Washington Lee Abe, comandante da operação e do Batalhão Metropolitano (17.º BPM).

A desocupação é supervisionada pelo 1.º Comando Regional de Polícia Militar - Curitiba, pela Secretaria da Segurança Pública, e acompanhada por oficial de justiça, prefeitura e outros órgãos. Além de integrantes do Batalhão Metropolitano, policiais militares dos batalhões da capital (12.º, 13.º, 20.º), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Policia Rodoviária (BPRv), Regimento de Polícia Montada (RPMont), Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e Companhia de Operações e Eventos integram as equipes.

INVASÃO – Cerca de 300 famílias invadiram a área em setembro deste ano. Há algumas semanas, a Secretaria de Segurança Pública determinou que fosse realizado trabalho de mediação com as famílias invasoras, por entender que elas precisam de um lugar digno para morar, mas não podem ocupar área de preservação permanente, que é responsável por cerca de 70% da água potável de Curitiba.

Representantes da prefeitura de Piraquara estão no local cadastrando as famílias para encaminhá-las a projetos sociais de moradia. “A ocupação coloca em risco a potabilidade da água que abastece Curitiba e região. Conforme estudos geológicos, entregues ao promotor de justiça que acompanha o caso, a área invadida pode comprometer o lençol freático de onde se capta água que é tratada para abastecer a população”, disse Lee.

O PAC do Guarituba é considerado o maior programa, em execução, de urbanização de favelas em áreas de manancial do País. O projeto, desenvolvido e coordenado pela Cohapar, prevê a realocação de 803 famílias que vivem em locais de risco de enchentes, em áreas de mananciais, que abastecem 70% das cidades da RMC.

Os terrenos que são desocupados pertencem a particulares, mas estão em área de preservação permanente e são sujeitos a enchentes frequentes. No bairro, além das obras de saneamento, pavimentação, drenagem, implantação de redes de água e luz, paisagismo, recuperação ambiental e criação de parques ambientais e de lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As regras dos comentários são as seguintes:

- Serão rejeitados textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional;

- O comentário precisa ter relação com a postagem;

- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.


* Os comentários são liberados da moderação, com um prazo de 24 horas, os administradores do blogger exercem outros trabalhos e não possuem tempo integral de dedicação ao blogger, desculpem mas só assim é possível.

Aos chorões que acham que temos algo contra a Policia Civil ou determinada OPM, nós só publicamos o que está na mídia com fonte e tudo, não inventamos matérias e não é nossa intenção colocar uma instituição contra a outra, então antes de mandar comentários denegrindo os administradores do Blog, verefique a fonte no final da matéria.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...