7 de out. de 2010

PESSUTI CRIA NOVAS ESTRUTURAS DA PM E DOS BOMBEIROS NO SUDOESTE

fonte: aen

Instalação dessas unidades é uma reivindicação de vários anos da população local


O governador Orlando Pessuti anunciou nesta sexta-feira (1º) à noite a criação do 21.º Batalhão da Polícia Militar e do 5.º Subgrupamento de Bombeiros Independente em Francisco Beltrão (Sudoeste do Paraná). A instalação dessas unidades é uma reivindicação de vários anos da população local.

À tarde, Pessuti já anunciara a criação do 4.º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Pato Branco. “Essas ações significam a melhoria da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros na região”, disse Pessuti. O governador lembrou que, com a criação de um novo batalhão, a estrutura da PM se transforma em vários aspectos.

“Com a descentralização, melhora o atendimento à população. Ao estruturar uma nova unidade, dobramos ou triplicamos o efetivo de policiais em serviço. Portanto, estamos certos de que, ao criarmos o 21.º Batalhão da PM em Francisco Beltrão, incrementamos a segurança pública do Sudoeste”, falou. “A comunidade paranaense é quem ganha com tudo isso, além da própria corporação.”

Acompanharam o governador na solenidade o secretário da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa, o comandante-geral da PM, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Geraldo Domaneschi, o comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel Sérgio Filardo, além de comandantes dos batalhões de área, outras autoridades civis e militares.

No evento realizado no Parque de Exposições de Francisco Beltrão, também foram entregues dez viaturas e duas ambulâncias aos batalhões da região. As viaturas serão utilizadas pelas Rondas Tático Móvel (Rotam) de cada unidade – três no 6.º BPM de Cascavel), dois no 3.º BPM de Pato Branco, três no 14.º BPM de Foz do Iguaçu e dois no 19.º BPM de Toledo.

As ambulâncias foram entregue ao 14.º e ao 3.º BPM, para atender, quando necessário, policiais militares e seus dependentes nas questões referentes que necessitem de atendimento de saúde.

“Essa foi a primeira entrega de viaturas às Rotam. Em breve, serão substituídos todos os veículos destinados a esse serviço no Estado”, disse o comandante-geral da PM. Ele lembrou que, com a criação do 21.º Batalhão, a estrutura da PM em Pato Branco será transformada.

“Hoje, o 3.º BPM atende 42 municípios. Com a mudança, passará a atender 15 municípios. Os outros 27 ficarão sob a responsabilidade do 21.º Batalhão. Com isso está sendo resgatado um compromisso de muito tempo com a população do Sudoeste”, explicou.

O 21.º BPM atenderá Francisco Beltrão, Ampére, Barracão, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pérola do Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, São Jorge do Oeste e Verê.

“A esta unidade caberá a execução do policiamento ostensivo e preventivo, voltado à preservação da ordem pública, e repressivo, em caso de sua perturbação”, informou Carstens. O 5.º SGBI vai trabalhar na prevenção e combate de incêndios, busca e salvamento e ações de defesa civil. A unidade representa uma expressiva ampliação do contingente de atuação do Corpo de Bombeiros, e uma consequente melhoria dos serviços prestados à comunidade”, falou.

O 5.º SGBI atenderá Francisco Beltrão, Marmeleiro, Enéas Marques, Renascença, Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, São Jorge do Oeste, Verê, Salto do Lontra, Nova Prata do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste, Santo Antônio do Sudoeste, Pranchita, Pinhal de São Bento, Barracão, Flor da Serra do Sul, Bom Jesus do Sul, Manfrinópolis, Salgado Filho, Capanema, Planalto, Bela Vista da Caroba, Pérola do Oeste, Realeza, Ampére e Santa Izabel do Oeste.

“A descentralização se deve à sensibilidade do governador Orlando Pessuti, que sancionou as leis de Organização Básica da PM e de Fixação de Efetivo”, enfatizou o comandante-geral da PM. “Também não podemos esquecer o trabalho do secretário Aramis Serpa e das secretarias de Administração e Previdência, Planejamento e Fazenda, além da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e de outros órgãos governamentais envolvidos no processo.”

PATO BRANCO – O governador também anunciou a criação do 4.º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Pato Branco. Ele será desmembrado do 4.º Grupamento de Cascavel, emancipado as ações do Corpo de Bombeiros da região. “Tínhamos aqui um subgrupamento dependente das estruturas de Cascavel e de Toledo, que agora passa a ser um subgrupamento independente”, disse Pessuti.

No futuro, a unidade ganhará mais equipamentos e efetivo, dando melhores condições de atendimento para a região.

“A nova unidade atenderá uma região expressiva do Sudoeste. Essa também era uma reivindicação da população e das lideranças de Pato Branco”, disse o comandante-geral da PM. O Subgrupamento irá atender Pato Branco, Itapejara do Oeste, Vitorino, Bom Sucesso do Sul, Palmas, Coronel Domingos Soares, Clevelândia, Marionópolis, Mangueirinha, Honório Serpa, Coronel Vivida, Chopinzinho, São João, Saudade do Iguaçu e Sulina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As regras dos comentários são as seguintes:

- Serão rejeitados textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional;

- O comentário precisa ter relação com a postagem;

- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.


* Os comentários são liberados da moderação, com um prazo de 24 horas, os administradores do blogger exercem outros trabalhos e não possuem tempo integral de dedicação ao blogger, desculpem mas só assim é possível.

Aos chorões que acham que temos algo contra a Policia Civil ou determinada OPM, nós só publicamos o que está na mídia com fonte e tudo, não inventamos matérias e não é nossa intenção colocar uma instituição contra a outra, então antes de mandar comentários denegrindo os administradores do Blog, verefique a fonte no final da matéria.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...