5 de fev. de 2010

DETENTOS DA PCE TENTAM FUGA POR TÚNEL


Policiais encontram buraco com dez metros de comprimento e três de profundidade; saída já estava perto do muro externo da unidade.

Três semanas após a rebelião na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, que resultou na morte de sete detentos, um túnel com dez metros de comprimento e três de profundidade foi descoberto durante uma vistoria na galeria 5. A rota de fuga teria sido cavada em três dias, depois da rebelião que começou no dia 14 de janeiro e só foi controlada no dia seguinte.

Segundo o advogado Dálio Zippin Filho, membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e integrante de uma comitiva que inspecionou a PCE na quarta-feira, depois de denúncias de tortura na unidade, a saída do túnel já estava próxima do muro externo do presídio. “Os presos não precisavam nem se arrastar, passavam agachados”, conta o advogado.

O túnel teria sido descoberto na terça-feira. Como a maior parte das celas da PCE foi destruída durante a rebelião, grupos de aproximadamente 150 detentos têm sido mantidos presos apenas dentros das alas, o que dificulta o acesso dos policiais. A terra retirada pelos presos foi jogada em uma cela. De acordo com o que teria sido apurado pelos policiais, alguns detentos simulariam uma tentativa de fuga pela grade da ala, para distrair a segurança, enquanto outros fugiriam pelo túnel. Os detentos da galeria 5 foram mantidos no pátio da penitenciária até o túnel ser tampado. A Secretaria de Estado da Justiça (Seju) não se pronunciou sobre a descoberta do túnel. Segundo a assessoria da Seju, o secretário Jair Ramos Braga estava em viagem no interior do estado.


AGENTES

O advogado dos dois agentes penitenciários presos na terça-feira acusados de articular a rebelião considera o inquérito do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) “cru”. Para ele, seus clientes são “vítimas para dar uma resposta à sociedade”. “Faltam mais diligências. Os dois estão em uma situação de desproporção de força frente ao estado”, diz Adauto Pinto da Silva, que entrou com pedido de revogação das prisões. Estão presos o chefe de segurança da PCE, Celso Tadeu do Nascimento, e o subchefe, Carlos Carvalho da Silva. Eles são acusados de transferir presos para galerias com detentos de facções rivais.

2 comentários:

  1. Bom pelo que li nos seus post ,vc é honesto ceto? então pode me responder se viu os presos que ficaram muito machucados apos a descoberta desse tunel pq foram atingindos por bombas de efeito moral e tiros de borrachas varios tiros ,isso eu sei que é verdade pois a noticia veio de lá mesmo só quero saber se ele estão sendo medicados depois disso ou se estão todos machucados lá de qualquer jeito.

    ResponderExcluir
  2. Para chegar até o túnel os detentos foram retirados para o pátio sem uso de força e só depois foi descoberto o túnel, portanto no ouve o uso de bombas ou projeteis de borracha.

    O que está acontecendo que as celas estão sem portas e para conter os detentos dentro das mesmas, está sendo necessário o uso de projetéis de borracha para tal contenção.

    Os detentos que até o momento foram de 3 a 4 foram medicados e estão bem pois as escoriações são leves.

    ResponderExcluir

As regras dos comentários são as seguintes:

- Serão rejeitados textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional;

- O comentário precisa ter relação com a postagem;

- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.


* Os comentários são liberados da moderação, com um prazo de 24 horas, os administradores do blogger exercem outros trabalhos e não possuem tempo integral de dedicação ao blogger, desculpem mas só assim é possível.

Aos chorões que acham que temos algo contra a Policia Civil ou determinada OPM, nós só publicamos o que está na mídia com fonte e tudo, não inventamos matérias e não é nossa intenção colocar uma instituição contra a outra, então antes de mandar comentários denegrindo os administradores do Blog, verefique a fonte no final da matéria.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...