A partir desta terça-feira, 26 de janeiro, os profissionais de segurança pública brasileiros poderão se inscrever para um novo ciclo de Cursos à Distância promovidos pela SENASP. O 18º Ciclo do programa EAD SENASP irá disponibilizar 200.000 vagas para policiais civis, militares, peritos, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais. Vale ressaltar que geralmente as vagas acabam bem antes do encerramento das inscrições, previsto para 30 de janeiro. No 16º ciclo, por exemplo, as vagas acabaram em menos de um dia. A tática utilizada é a de realizar a inscrição logo após a meia noite.
Além do conhecimento adquirido nos cursos, que possuem uma didática leve e interativa, ao concluinte é dado o direito de ser beneficiário da Bolsa Formação, caso ele receba até 1,7 mil reais brutos.
Bolsa Formação, Olímpica e Copa
O grande “argumento” utilizado pelo Ministério da Justiça para convencer os policiais a fazerem os cursos é sua condição de pré-requisito para que os profissionais de segurança pública recebam o benefício social Bolsa Formação, que dá R$ 400,00 por mês a quem realizar pelo menos um curso. É salutar observar que a atual faixa salarial de R$ 1.700,00 provavelmente será aumentada, o que deve motivar policiais que recebam salários mais altos a se inscrever nos cursos. A Bolsa Olímpica e/ou a Bolsa Copa, prometidas pelo Governo Federal, também podem prescindir destes cursos para que sejam concedidas, já que todas elas focam a questão da formação em troca dos recursos.