29 de ago. de 2012

É POSSÍVEL ESTUDAR PARA CONCURSO POLICIAL EM CASA?



Dois fatores em especial costumam impedir que os candidatos a concurso policial frequentem um cursinho preparatório: primeiro, o custo elevado de mensalidades e materiais de estudo, para aqueles que não possuem emprego que garanta o financiamento das aulas. Segundo, a indisponibilidade de tempo, notadamente para aqueles que trabalham e o horário das aulas se confunde com seu expediente de serviço. A alternativa escolhida por boa parte dos concurseiros acaba sendo estudar em casa, ganhando tempo e gastando menos. Para quem é simpático a esta ideia, seguem algumas dicas úteis:

Organize sua rotina

Embora a ideia de estudar em casa pareça agradável, existem algumas dificuldades que precisam ser superadas, como a organização e a disciplina com a rotina de estudos. Note-se que nossa casa é o lugar onde realizamos tarefas diversas, como assistir televisão, alimentar-se, descansar, conversar com a família etc. Daí porque manter o foco nas metas estabelecidas para o estudo nem sempre é possível, já que as tarefas corriqueiras vão concorrer com a leitura e outras atividades ligadas ao concurso. Assim, o primeiro passo para estudar em casa é planejar o seu dia, encaixando o tempo de estudo em horários razoáveis, que respeitem seu cotidiano – inclusive o lazer e o descanso.

Se possível, escreva esta rotina, mesmo que nem sempre seja possível cumpri-la, por causa das imprevisibilidades do dia-a-dia. Há concurseiros que estudam mais de quatro horas por dia; outros, duas horas e até menos. Alguns preferem, ou só podem, estudar à noite; outros escolhem a manhã ou a tarde. Tudo vai depender do tempo disponível em relação ao concurso e a sua vida prática.

Defina um lugar

Para evitar contato com barulhos inconvenientes, distrações e atrações que impeçam a continuidade das tarefas, é bom que o concurseiro defina um local específico da casa para praticar seus estudos. O ideal é que seja um ambiente o mais isolado possível, onde não transitem outras pessoas, e que atividades de outra natureza não sejam praticadas pelo estudante no mesmo local. Como nem todo mundo possui um escritório em casa, é possível adaptar algo parecido no quarto – mas nada de estudar deitado relaxadamente na cama.

Adquira o material básico

A depender do concurso que você pretende passar, será necessário um investimento mínimo em livros e apostilas que garantam um estudo de qualidade. A internet pode ser uma boa fonte de material, onde o candidato pode baixar e imprimir, já que estudar no computador é um desafio também por causa da “concorrência” com distrações mal vindas na hora do estudo. Imprimir provas de concursos anteriores para responder e analisar os assuntos mais comuns é fundamental.

fonte: danillo ferreira

Um comentário:

  1. Mesmo fazendo cursinho aos sábados e domingos, tenho dificuldades para estudar em casa justamente pelo que está descrito no texto: atividades rotineiras da casa, sem contar a televisão ou os familiares que acham que só porque você faz um cursinho, está preparado. Enfim, gostei das dicas. Para quem está ansioso aguardando edital e não pensa em outra coisa a não ser estudar e treinar para teste físico, ajuda ler matérias assim.

    ResponderExcluir

As regras dos comentários são as seguintes:

- Serão rejeitados textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional;

- O comentário precisa ter relação com a postagem;

- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.


* Os comentários são liberados da moderação, com um prazo de 24 horas, os administradores do blogger exercem outros trabalhos e não possuem tempo integral de dedicação ao blogger, desculpem mas só assim é possível.

Aos chorões que acham que temos algo contra a Policia Civil ou determinada OPM, nós só publicamos o que está na mídia com fonte e tudo, não inventamos matérias e não é nossa intenção colocar uma instituição contra a outra, então antes de mandar comentários denegrindo os administradores do Blog, verefique a fonte no final da matéria.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...