17 de set. de 2012

PR: COMEÇA NA VILA SANDRA A IMPLANTAÇÃO DA QUINTA UPS NA CIDADE INDUSTRIAL DE CURITIBA


Vila Sandra recebeu nesta manhã efetivo de 150 policiais e 27 guardas municipais para preparar a área para receber a oitava Unidade Paraná Seguro da capital paranaense.

A quinta Unidade Paraná Seguro (UPS) da Cidade Industrial de Curitiba(CIC) é instalada na manhã desta segunda-feira (17), na região da Vila Sandra. A ocupação do bairro começou por volta das 6h30 da manhã, com o envolvimento de 150 policiais, 27 guardas municipais e 40 viaturas.

O método da ação policial é o mesmo utilizado na implantação das outras sete unidades que já funcionam na capital. Um efetivo policial de atuação ostensiva é deslocado ao local para preparar a região para o recebimento da polícia comunitária, que é trocada gradativamente.

De acordo com o subcomandante-geral da Polícia Militar (PM), Cesar Alberto Souza, primeiramente foi realizado um trabalho de inteligência na região da CIC. A quantidade de 150 policiais, segundo ele, foi determinada com base em um cálculo que determina o efetivo ideal de para atender a região, considerada de menor violência do que as outras que já tiveram unidades instaladas em Curitiba.

“Temos isso dentro de uma realidade técnica mais adequada para que não precisemos deslocar mais policiais do que o necessário para que o policiamento possa seguir sem problemas em outras regiões da cidade”, diz.

Souza afirma que, como a intenção não é priorizar as abordagens, não há necessariamente um balanço nos moldes tradicionais de outras operações da PM. “A ocupação foi pacífica, assim como nos outros locais e esses policiais vão ficar até que haja a avaliação de que é necessário”, explica.

Mesmo assim, durante o primeiro dia, pela manhã, foram apreendidos dois adolescentes (um de 15 e outro de 13 anos), 227 gramas de cocaína, 106 gramas de crack, 33 gramas de maconha, um notebook, 100 gramas de fermento químico (utilizado para misturar droga), quatro munições de calibre 38, uma munição de calibre 22, cinco rádios comunicadores, uma balança de precisão, e R$ 238,00 em dinheiro trocado.

O subcomandante da PM diz que, no projeto das UPS, o principal balanço que se pode destacar é a mudança de comportamento nos bairros que recebem as unidades. “Crimes que antes não tinham denúncia, agora têm, por uma confiança maior dos moradores. Abuso sexual e violência doméstica têm recebido aumento no número de denúncias, mas não é que o índice desses crimes tenha aumentado. A proximidade dos policiais com a comunidade muda a relação e ajuda tanto para a polícia quanto para os cidadãos”, avalia.

Outras unidades

Ao todo, oito UPSs já foram instaladas em Curitiba. Os bairros Parolin e Uberaba foram os primeiros a receber o policiamento diferenciado. Além deles, as vilas Sabará, Caiuá, Nossa Senhora da Luz, Verde e Sandra, na Cidade Industrial, também têm unidades. Fecha a lista das oito UPSs a Vila Osternack, no Sítio Cercado.

Troca de comando na secretaria

A instalação da UPS da Vila Sandra ocorre no mesmo dia em que será efetivada a mudança no comando da Secretaria Estadual da Segurança Pública (Sesp), em cerimônia que deve acontecer às 10 horas. Na sexta-feira (14), o governador Beto Richa informou, em uma mensagem postada na rede social Twitter, que Cid Vasques assumiria o cargo, substituindo Reinaldo de Almeida César.

Em nota publicada via Agência Estadual de Notícias, Richa informou que a mudança pretendia "acelerar as ações para reduzir os índices de criminalidade e melhorar a segurança pública em todo o Paraná".

No texto, Richa disse ainda que Vasques vai atender a um "segundo momento" da secretaria, após uma reestruturação das polícias Civil e Militar, além dos serviços de inteligência. "Agora, num novo momento, tão importante quanto o primeiro, é colocar em prática todas as ações planejadas”, afirmou na nota. Ele afirmou que já existem recursos alocados para investimentos "vigorosos" no setor.

César não vai deixar o governo, pois assumirá a Secretaria de Corregedoria e Ouvidoria Geral, cargo que anteriormente era de Cid Vasques.

fonte: gazeta do povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As regras dos comentários são as seguintes:

- Serão rejeitados textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional;

- O comentário precisa ter relação com a postagem;

- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.


* Os comentários são liberados da moderação, com um prazo de 24 horas, os administradores do blogger exercem outros trabalhos e não possuem tempo integral de dedicação ao blogger, desculpem mas só assim é possível.

Aos chorões que acham que temos algo contra a Policia Civil ou determinada OPM, nós só publicamos o que está na mídia com fonte e tudo, não inventamos matérias e não é nossa intenção colocar uma instituição contra a outra, então antes de mandar comentários denegrindo os administradores do Blog, verefique a fonte no final da matéria.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...